6.4.08

Mais uMa Vez....

O tema da educação é recorrente nos dias de hoje. Depois da turbulência causada pela avaliação aos professores, surge agora a história da violência nas escolas, neste caso contra os docentes. Como eu já havia referido, o problema da educação no nosso país não tem na sua génese o facto dos professores estarem ou não a ser bem avaliados. O problema da nossa educação surge quando verificamos que o ministério não dota os professores de autoridade perante os seus alunos. O professor é actualmente uma peça isolada no meio de uma geração de alunos que não recebem a educação devida nem em casa nem na escola. Não se educam crianças deixando-as fazer aquilo que bem entendem, não se pode tentar desresponsabilizar uma aluna do 9º ano que ataca uma professora em plena sala de aula. Vi na televisão uma psicóloga quase desculpar a atitude inepta da aluna tresloucada, alegando que actualmente o telemóvel é quase uma parte do corpo humano dos adolescentes. Eu nesse momento só me perguntei....como vão depois convencer estes pobres jovens a não utilizar o telemóvel enquanto conduzem? Lá esta, os problemas surgem nas bases da educação, a partir do momento que foi permitido aos alunos levarem o telemóvel ligado para dentro da sala de aula e usá-lo indiscriminadamente (em qualquer idade), estes arrogam-se agora no direito de questionarem a legitimidade dos docentes lhes retirarem os telemóveis se acharem necessário. Ao verificarem que depois do que esta aluna e sua turma fizeram, nenhuma consequência enérgica e firme daí adveio, temo que episódios destes se venham a tornar mais frequentes.
__________________________________________________________

1 comentário:

Secrets disse...

Este assunto de agressão nas escolas não é recente, apenas veio a tona porque um colega resolveu filmar e colocar no youtube. Quantos casos desses e até piores acontecem nas escolas portuguesas (e não só) porem não ultrapassam os muros das escolas. Será que aquelas escolas que se localizam no fim do mundo nunca tiveram problemas deste género? Talvez não por causa de um telemóvel mas por outros motivos… o facto é que dos 60% dos casos já registados de indisciplina escolar 40% são de agressões directas aos professores.
A agressão não parte apenas dos adolescentes, as crianças também o fazem com xingamento, deboches…tudo isso cria uma situação de stresse para o professor. São inúmeros os factos que podem estar associados com a agressão crescente nas escolas, talvez um dos principais factores desencadeantes das agressões contra os professores seja os aspectos sociais., embora acredito que educação vem de berço e quando se fala de indisciplina escolar esquecem que casos deste tipo também se repetem nas universidades…