5.4.08

A Musica

Porque é que em Portugal existe preconceito com a nossa própria musica? Será que a nossa musica é assim tão fraca? Esta é mais uma daquelas perguntas que seriam escusadas fazer dentro do meu próprio país. Mas Portugal/portugueses insistem em ser pessoas estranhas, que não valorizam a sua própria cultura e temem mostrar-se. Fazendo uma ronda pelos sons portugueses actuais, eu arriscaria dizer que a nossa musica está cada vez melhor, têm emergido alguns nomes de bandas e cantores que produzem sons muito interessantes. Rita Red Shoes, Dona Maria, BAlla e Anaifa são alguns dos nomes que nos brindam com sons de qualidade, sonoridades desconcertantes que fogem ao prosaico. Outros como Macacos do Chinês e Buraka Som Sistema, fazem grande sucesso entre os jovens, recorrendo a estilos mais vanguardistas e mais mexidos (é claro). Hoje em dia, quase não existem novidades, então, é necessário reinventar-se tudo, a musica não é excepção. Não gosto daquelas pessoas que têm uma resposta pré definida em relação à musica portuguesa. Lá por estarmos envoltos em Anas Malhoas, Rutes Marlenes, Toy's e Emanueis, isto não significa que esta seja a verdadeira face da musica portuguesa. As rádios preferem passar qualquer musica estrangeira do que musica portuguesa...mas porquê? Provavelmente porque a ouvem, neste caso a culpa terá que ser repartida por todos nós, que somos muito menos exigentes com a musica forasteira. Em vez de definirem cotas para musica portuguesa nas rádios, definam cotas para musica estrangeira (parece o mesmo mas não é). Vamos ouvir mais a nossa musica, porque afinal de contas é melhor que musicas que falam de guarda-chuvas como a da Rihanna!
__________________________________________________________
P.S- Explorem novos sons em Myspace!

8 comentários:

Secrets disse...

Não sei de quem será a culpa, pois até os próprios músicos criam bandas com nomes internacionais e há bandas como os fingertips que só cantam em inglês, Moonspell por exemplo, quem não os conhece nunca imagina que é uma banda portuguesa que foi criada em 89 com o nome de Morbid God, no seu estilo Gothic/Black metal é contrariamente aquilo que se conhece de Portugal, o tradicional fado.
Hoje em dia há uma expansão em diversos estilos musicais e talvez os citados Macaco do Chinês e Buraka fazem sucesso nas discotecas devido ao seu estilo dançante. No que diz respeito a Dona Maria, Balla…são músicas para se ouvir num sítio mais calmo, reservado e não para dançar numa disco… hoje em dia o que os jovens, ditos futuros da nação querem é música para curtir e não para se ouvir…e por falar em ouvir, é meio difícil compreender tudo os que os Buraka dizem, YAH!

Abr

Unknown disse...

Sim, para ultrapassar o preconceito, muitas bandas usam nomes estrangeiros. O que revela bem o estado em que as coisas estão. Curto Rita Red Shoes. Acho mal esta juventude sair toda uniformizada. Gostam todos do mesmo, do que está na moda, etc... Não existe espaço para mais nada alem do que aprece na TV e nos morangos com açúcar em especial.

ABr

Secrets disse...

Acredito que a partir da década de 70 começou a surgir esta geração coca-cola que gosta só do que é comercial, uma geração sem ideologia, geração do consumo sem necessidade. E a mídia segue estes interesses porque os jovens estão ligados a tudo que passa na TV e é tido como certo e modelo a seguir.
Se as novas bandas usam nomes estrangeiros para ultrapassar o preconceito então quando é que vamos acabar com ele? Vamos viver dando volta ao preconceito sem nada fazer? Resta-nos lamentar por isso e por aquilo que é bem mais fácil do que ir a luta…Se os jovens desta nação nada fazem quem irá fazer?
Frei Caneca um revolucionário executado em 1825, naquela altura disse: “Para quando estarão se guardando os jovens deste país?”, e eu pergunto ‘Para quando?’.

De tiver oportunidade ouça a música Geração Coca Cola, daquela banda que te falei (Legião Urbana) ;)

Abr

Secrets disse...

Fiquei surpreendida... Rita Red Shoes é magnífica, o single 'Hey Tom' já toca nas rádios :)

Unknown disse...

E dos "The gift", gostas? Ouve também no myspace, eu gosto bastante de algumas musicas.

;o)

Secrets disse...

Gosto muito! É dentro daquilo que já falamos, gosto de algumas músicas de determinadas bandas, há algumas que só gosto de uma única musica :)
Há uma página no site da wikipedia que está reunida a história, discografia e prémios de diversas bandas portuguesas, vale a pena ler :)http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Bandas_de_Portugal

;)

Miss Susy disse...

Acho que a maioria da culpa destas situações é das editoras. São as que realmente fazem dinheiro com a venda de cds.
Normalmente as bandas só fazem dinheiro nos concertos.
Não censuro as bandas nacionais por utilizarem nomes estrangeiros.

Unknown disse...

Exacto, tal como já disse, isso ilustra bem o panorama musical português...se para ter sucesso é preciso fazer isso...então que o façam!

Abraço!