26.2.08

É preciso ter azar...

É verdade, isto quando não se sabe para onde se quer ir, não existem ventos favoráveis. Nem Braga nem Benfica...nenhum joga bom futebol, nenhum está bem classificado e ambos me irritam, porque é só desilusões. Em contrapartida, Porto e Vitória de Guimarães, andam nos píncaros e as vitórias vêm como cerejas. Mas na minha opinião, não é o Guimarães que está a jogar excepcionalmente, na verdade tenho a sensação que o nível qualitativo das equipas portuguesas decresceu bastante, neste ultimo ano, não sei se reflexo da crise generalizada deste país, ou se por mera incompetência dos clubes. Quem capitaliza com isso é o Guimarães, que veio sequioso por limpar a imagem depois da vergonha da descida à 2ª Divisão.Outro beneficiado é o FC Porto, que se passeia, imperturbável, por esta liga. Não encontra adversário minimamente à altura do seu futebol, que sendo o melhor em Portugal, não é nada de fenomenal. Enfim, que ao menos o Benfica conquiste a Taça de Portugal, pois o campeonato está já perdido (mesmo antes de começar). E para bem do futebol Português, esperemos que o terceiro lugar não seja do Guimarães. Sim, porque se tal acontecer, nem imagino a quantidade de pontos que Portugal vai esbanjar nas competições da UEFA. Em relação ao Braga, está mesmo a ir pelo mau caminho. Já não pratica o bom futebol que praticou outrora e nota-se o desanimo a tomar conta das hostes. Este treinador parece-me inquestionavelmente daquelas pessoas que sofrem de verborreia, falam muito mas dizem pouco. Não é o treinador para um clube como o Braga, é necessário um treinador ambicioso, directo e competente.

Para completar a minha triologia de azares, junta-se a estes desastres a nossa selecção, protelando assim o desespero da maioria dos Portugueses (os benfiquistas, lol). A selecção tem vários problemas. Não tem defesa esquerda. O meio campo é velho e lento. Não temos uma ponta de lança goleador. As soluções são remendos, porque pouco se pode fazer quando não se tem recursos. Ora bem, defesa esquerdo, é uma pena o Antunes não estar a jogar regularmente na Roma, de qualquer forma eu chamaria-o, nem que fosse para ficar no banco. Para o meio campo, a solução resolve apenas metade do problema, jogadores rápidos não temos, e portanto, resta apenas apostar nos mais jovens (M.Veloso, Pele e M.Fernandes). Para ponta de lança resta-nos o Cristiano R, afinal de contas é onde ele agora joga (no Man. Utd) e para as alas temos riqueza de soluções, Quaresma, Nani, Simão. Agora, se a selecção continuar tal como está, eu não esperaria boas coisas do Euro 2008.

__________________________________________________________

1 comentário:

Anónimo disse...

É, algumas verdades, mas não sei se esses jovens que referiu são realmente alternativas válidas para uma competição tão importante!

Cumprimentos.