24.2.08

Os Finais!!

Isto do cinema, da ficção, sempre foi assim? Ando ultimamente a ver muitos filmes e todos eles acabam mal, é o drama a morte o insucesso a marcarem o "gran finale" dos filmes. Acho que fomos mal habituados, os finais felizes fazem parte da nossa educação, até na escola nos ensinam que o final feliz tem de fazer parte de uma história. Em "Expiação" é contada a história dramática de uma mulher que se penitencia durante toda a sua vida, por ter separado a irmã do seu grande amor (acaba mal). Em "I am Legend", o herói da película (Will Smith) morre para ser a lenda. O grande filme de acção "A casa dos punhais voadores", tem um final insólito mas trágico. Em "Joshua", o pequeno demónio leva a melhor sobre o bem, ludibriando tudo e todos. O nomeado para Oscares "Sweeney Todd", também termina lamentavelmente mal. Em "O despertar de uma paixão", com a voluptuosa Naomi Watts, é uma grande história de amor, mas termina sem o toque de doçura que sempre se espera nestas histórias, a morte, de uma das personagens principais, também marca presença. É, a moda pegou mesmo. Actualmente em cinema parece que o fim, é mesmo o fim. :) Antigamente o fim era o inicio.... do final feliz, a perpetuação de um final feérico. Aquela sensação que cada um construía na sua mente, aquele prazer, de pensar que também nós, simples mortais, podemos ter um final de perpétua e impoluta felicidade. Ainda que esta seja uma sensação efémera, sabe sempre bem. Um filme com um final feliz, faz muita falta de vez em quando. Vamos ver se começo a ter mais sorte com os próximos…
__________________________________________________________

7 comentários:

guli disse...

Obrigado por me teres informado do resultado final de alguns filmes que ainda não tinha visto...agora já sei como acabam! já não tem piada de os ver... eheheheh
Mas por um lado acho bem que os desfechos dos filmes sejam diferentes da mesma simplicidade e já esperado desfecho do passado! Mal comecava e já sabiamos como acabava...
Afinal qual era a surpresa de ver o Rocky levar porrada a torto e a direito em todos os filmes até quase cair inconsciente no chão, quando já sabiamos à partida que de repente, uma forca quase sobrenatural iria descender sobre ele, e permitir-lhe uma fantástica reviravolta no final? Só mesmo o fascícinio de ver um gajo levar na boca durante hora e meia!
Um dos filmes dos últimos tempos que mais surpreendeu neste aspecto foi "SAW". Um argumento incrível e completamente impossível de prever!

Tens sempre os clássicos romances, que com mais ou menos polémica, acabam sempre numa bela e impossível história de amor!

grande abraco

Unknown disse...

LOL

É o Saw foi surpreendente, mas o saw é sumo de cereja a mais para a minha cabecinha, apesar de adorar filmes de terror!!
Mas eu agora vou é ver o novo Kit (o carro)já tinha saudades!!

Abraço!

Secrets disse...

Também tenho reparado nisso. Penso que até a indústria cinematográfica se cansou dos filmes com histórias com happy end, agora tem apostado nos filmes mais próximos da realidade. É muito bom assistir filmes que nos fazem fugir da realidade por alguns instantes nos levando a pensar que um dia poderemos viver tal romance com direito a final feliz. Talvez o melhor seja mesmo assistir tais filmes com finais trágicos ou simplesmente final com fim, nos mantém com os pés bem assentes no chão pois é o que vamos encontrar nas nossas vidas, romance com final.
Ontem ao andar pelo Braga Shopping vi que está em cartaz ou vai estrear um filme que se chama I Love You, quem sabe este tenha final feliz! ;o)

Unknown disse...

LoL

é verdade, existem sempre dois lados. Por exemplo, eu prefiro ter pesadelos do que sonhos feéricos. Pois quando acordo de um pesadelo fico contente por a realidade ser melhor. Já quando acordo de um sonho, é muito triste...constatar que o sonho não é real.

Abr!

Secrets disse...

Quando você acorda após um sonho feérico tem sempre duas opções, voltar a dormir e a sonhar ou levantar e correr atrás dos teus sonhos... ;o)

Unknown disse...

É um bom pensamento! Está bem visto sim senhora...só o voltar a sonhar é que é capaz de ser complicado!!

Secrets disse...

É uma linguagem figurada por isso sempre pode voltar pra cama a sonhar acordado...