28.2.08

Sem Titulos!! Apenas pessoas.

Vivemos rodeados de futilidade. Qualquer sociedade actual, dita desenvolvida, tem esse cunho. Mas aqui em Portugal, as pessoas cultivam comportamentos fúteis e ignóbeis, faz-se gratuitamente, sem qualquer necessidade, referência constante ao estatuto ou à posição hierárquica das pessoas. Não percebo essa necessidade gritante que as pessoas revelam, ou para chamarem Dr. ou para assim serem chamadas. Deviam estas pessoas preocupar-se em caracterizar uma pessoa enquanto ser humano e não em relação ao seu grau académico! Eu prefiro apresentar alguém, referindo as suas características "Olha Ana, este é o Bruno, tem um jeito para o desenho incrível, mas não pode beber muito senão só pinta abstractos - Bruno, esta aqui é a Ana, ela conta anedotas como ninguém!".
Para exemplificar vou focar os professores Universitários, dos quais tenho uma péssima ideia. São pessoas que tem um pressuposto de competência e conhecimentos, mas esquecem-se que ser professor não é apenas possuir conhecimentos, mas sim veicula-los da forma mais objectiva e simples possível. Aquilo que tacteei nos anos de frequência académica, resultam num somatório pouco positivo. Considero que a maioria dos professores Universitários são pessoas possuem tiques de altivez, manias e primam pelo distanciamento no decorrer do processo educativo. Reservam-se para "brilhar" no processo de avaliação, para se regozijarem numa demonstração de poder.
Afinal de contas o professor deve ser apenas o paradigma da avaliação e o fornecedor da bibliografia de uma cadeira? Onde está o educador, onde está o veículo que nos deve fornecer a informação, onde está o apoio cognitivo que só alguém com experiência, numa dada área, nos pode fornecer!
Eu faço aqui a ressalva daqueles professores, que também os há, que são verdadeiros livros abertos, sempre dispostos a ajudar sem necessidade de pré-tratamentos (vulgo graxa). Professores desses vislumbro, num rápido flash mental, apenas 3* (dos inúmeros que tive). O segredo, destes professores de sucesso, é conseguírem ser pessoas antes de serem Doutores, Professores ou Engenheiros, só assim podem manter-se num plano próximo dos alunos. O respeito não se mede pelas vezes que te chamam Doutor ou Engenheiro, mede-se pelas vezes que chamam por ti. Pois não existe maior reconhecimento do que ser requisitado e jamais olvidado, pelos seus pares e pelos seus alunos!
__________________________________________________________
* Se alguém desejar saber quem são, basta perguntar! ;)

3 comentários:

guli disse...

Fiquei curisoso em relacão aos três vencedores dessa lista! :)

Sabes bem a minha opinião sobre toda esta palhacada que se insite em manter em Portugal, o verdadeiro País do "Sr. Dr. e Sr. Eng". É triste mas verdade...
Não percebo a razão de ser, até porque na minha opinião não tem razão nenhuma, e como tal classifico simplesmente de estúpido!
Aqui na Dinamarca, pelo menos na minha empresa...não existem esses pseudódimos para ninguém e quando digo ninguém é ninguém mesmo. Toda a gente é tratada como igual e pelo primeiro nome, e tanto estou a dicutir assuntos do trabalho com o chefe da empresa assim como a discutir o futebol do fim semana, ou a apanhar borracheiras com ele! E por falar nisso...vou-me é preparar que hoje há mais uma festa aqui na empresa que comeca daqui a 3 horitas...

Bem haja

Unknown disse...

Alberto Dias, Cláudia pascoal e a Isabel Mina.
Tu é que estás num sitio bom demais, eheh! Vai lá pá festa e pede para a tua chefa te encher o copo "Oh moça, abastece aqui!!"

ABr!

Secrets disse...

São futilidades que algumas pessoas se agarram para impor certas condições a outras pessoas, ou seja, eu sou doutor por isso sou superior a ti... Isso funciona muito bem dentro das Instituições de ensino, ou se é doutor ou não é nada. Infelizmente é assim que funciona Portugal, no Brasil os professores são tratados pelo primeiro nome, muitas vezes nos surpreendemos ao saber que são PHD porque isso são coisas para enriquecer o currículum e não para mostrar superioridade perante os alunos pois o que importa é a qualidade da aula, o conhecimento que este possui e a forma interessante de ensinar a matéria... Portugal não, Portugal são os senhores doutores e ai de quem escrever doutor utilizando 'Dr' quando se tratar de um 'Professor Doutor'...e os mestres então...já viu coisa mais ridícula do que tratar uma pessoa por 'Mestre fulana de tal'! Haja paciência para tanta mesquinharia. Enfim..