4.2.08

O caminho é...apenas o que escolhemos!

As pessoas são como são, fruto do contacto com outras, da sociedade, do país. Entre todas estas variáveis a mais importante é o seu desejo puro e simples. Ás vezes nem se sabe bem a origem dessa vontade intrínseca, mas ela está lá e faz-nos caminhar para si. Falo daquelas pessoas que sabem desde cedo o que querem, o que vão ser e como o pretendem fazer. “Vou ser Veterinária, vou-me casar na Igreja Universal do Reino de Deus, quero ter 1 filho gémeo e uma casa com relva verde.” (o quadro típico). Muito bem, parabéns para esta gente! Agora eu pergunto, será isso assim tão bom? A maioria das pessoas dirá inequivocamente que sim, sem sequer pestanejar. Pois a minha opinião é antagónica, mas também não se reveste de nenhuma certeza dogmática, bem pelo contrário, estamos neste mundo para aprender e mudar de opinião, se necessário. A verdade é que uma boa parte das pessoas que conheço não sabem o que realmente querem fazer das suas vidas. Estas pessoas são as mais interessantes...pois não se tornam monótonas, falam/vivem tudo com o mesmo interesse inato. São sonhadores, verdadeiros argonautas, sempre em busca de algo... da realização. A certeza do que deve ser e fazer da vida, deve advir da experiência, da vivência de cada um. Só estando aberto a todas as possibilidades podemos perceber o que de facto podemos e desejamos ser. Aqueles que sabem o seu caminho estão presos a uma determinação cega, perdem jovialidade tornando-se "almas" vetustas em corpos jovens, à espera de viver uma vida sem o estímulo da dúvida e incerteza do futuro. Resignam-se ao "destino" por si traçado, dedicam-se a viver para uma escolha e não a viver para escolher!!! Como já ouvi alguém dizer, a vida é cheia de bifurcações em Y e nós devemos seguir em frente!! ;)
__________________________________________________________

6 comentários:

Anónimo disse...

“Como já ouvi alguém dizer, a vida é cheia de bifurcações em Y e nós devemos seguir em frente!! ;)”

Não concordo, se a vida é cheia de bifurcações em Y temos que tomar uma decisão para saber que lado seguir, esquerda ou direita, se seguir em frente ficará estagnado porque não há caminho para seguir, pois o formato da letra Y não dá possibilidade de seguir em frente.

Este é um assunto um tanto complexo. Ter objectivo na vida nos move para a realização do mesmo sendo uma forma de orientação, não ter objectivos traçados faz com que tenha que tomar decisões regulares como forma de orientação para seguir um rumo. Quando falamos em traçar objectivos logo pensamos em carreira profissional e vida pessoal como casar ou não casar, acredito que no fundo até as pessoas que não tem objectivos traçados tem o que podemos chamar ‘desejos’, que não deixam de ser objectivos inconscientes. No dicionário a palavra OBJECTIVO tem vários significados, o mais conhecido é ‘aquilo que se pretende alcançar’ e é isso que todo mundo pensa quando falamos em objectivo mas porque não adoptar um outro significado que poderia ser ‘que existe fora do espírito e independentemente do conhecimento que dele possua o sujeito pensante; exterior à consciência”, ora, isso são os desejos. Não acredito que quem tem objectivos estão presos mas prefiro viver somente de desejos, não sei o que o futuro me reserva, não sei quem são as pessoas que vou encontrar no meu caminho e nem quais os obstáculos que vão surgir, só sei que vou decidindo o que fazer a medida que as coisas vão acontecendo, algumas decisões acertadas e outras nem tanto mas como não tracei o que quero poderei viver a vida a medida que as novas oportunidades forem surgindo, o segredo é não se prender a desejos que nunca poderá realizar, não se prender a coisas do passado e deixar as boas oportunidades passarem.

Uma vez ouvi uma frase que dizia: “O que faz um homem ser um homem são as escolhas que ele faz”.

Unknown disse...

Essa do Y, ;) significa que temos que ser originais, alternativos abrir novos caminhos. Mas no essencial acho que até concordas comigo...ora vê bem. Eu até concordo que estabelecer metas/objectivos é bom, mas apenas quando o fazes para algo no imediato. As pessoas que eu aqui tentei retratar são as que traçam objectivos quase para uma vida. Esses são o alvo, esses são os que eu digo que estão presos e vivem a vida de forma redutora.
Temos que viver para fazer escolhas e não viver uma só escolha.
Também já tinha ouvido essa frase, na volta é o mesmo da do Y, LOL ;)

Anónimo disse...

De certa forma concordo contigo sim...mas mesmo as pessoas que vivem para fazer escolhas muitas vezes se prendem a uma determinada escolha, por exemplo, uma pessoa que namora durante muito tempo, a relação termina mas como quase sempre acontece termina apenas para um, o outro continua ligado e continua traçando objectivos futuros com aquela outra pessoa mesmo não tendo qualquer hipótese. Não acha que isso é viver uma vida de forma redutora? É muito pior do que as pessoas que traçam objectivos para uma vida, pois estas fizeram suas escolhas com um princípio próprio e mantem os olhos tapados para tudo que de novo surgir enquanto que a pessoa do exemplo que dei nunca deixa entrar outra pessoa mais a sério na sua vida porque está preso a uma escolha...e só vai conseguir se libertar desta situação quando perceber que a outra parte seguiu sua vida deixando tudo que 'não era importante' pra trás. Quero com isso dizer que uma escolha pode condicionar a vida de uma pessoa por longos anos sem que esta se dê conta.
Mas em contrapartida estou em pleno acordo contigo quando diz que 'Temos que viver para fazer escolhas e não viver uma só escolha', primeiramente as pessoas tem que saber que fazer escolhas consiste em deixar coisas pra trás, seja um amor, a família, coisas materiais...seguir em frente arcando com as consequências da escolha e jamais olhar pra trás...Isso sim, são pessoas que fazem escolhas para a vida ;o)

Unknown disse...

Bem bem bem.

É verdade o que dizes, só que nesse caso estamos já a falar do assunto com uma grau de complexidade acrescido, o que acontece sempre que surgem sentimentos pelo meio ( o que na verdade faz parte da vida). As pessoas perdem por vezes a noção quando estão dominadas por sentimentos desta natureza, ficamos por vezes até cegos perante as evidencias, custa-nos ver o óbvio e criamos fantasias. Essas pessoas também vivem de forma redutora a vida, porque não se conseguem desligar de uma coisa que já acabou.
No final das contas...estamos quase do mesmo lado ;)

Abr!

Anónimo disse...

Ora, ora...concordo em pleno com o que disse. E acrescento que enquanto este lado da vida estiver estagnado pela cegueira todo o resto também estará...por isso disse que este é um assunto muito complexo ;o)

Abr!

Unknown disse...

É um assunto que dava para escrever resmas, para fazer uma tese...e mesmo assim assim no fim, desconfio que não tínhamos chegado longe!