24.2.08

Avaliem...o Sócrates!!

Se queremos educação a sério, se queremos a educação que forma devidamente, que dá resultados...vamos avaliar os professores! Este é o pensamento deste governo. Pois eu digo, se querem um ensino como deve ser, respeitem os professores, eles são os agentes educativos que necessitam de uma posição reforçada perante as novas gerações de morangos podres, gerações de desrespeito e de desafio à autoridade do docente. Como podem os novos discentes respeitar um professor que não é respeitado nem por um pais, nem por um governo, e muito menos pelo seu representante máximo, o Sr. Primeiro Ministro. Querem que o professor seja respeitado e que forme os jovens deste país, como pode ser essa tarefa executável se eles próprios minam a autoridade do professor na escola? O professor é, no processo educativo, o interveniente que melhor pode avaliar o aluno, que mais melhorias pode introduzir no sistema educativo e o único que pode realmente diagnosticar as suas lacunas. São os pais/encarregados de educação que devem também avaliar os professores? A simples suposição desta hipótese é ridícula, quem são os encarregados de educação para poderem opinar sobre uma matéria sobre a qual os professores tiveram que estudar anos a fio para exercer. Isto seria por em causa a base funcional de uma sociedade, ou seja, questionar a autoridade e legitimidade que cada um possui no exercício da sua profissão. Para poder avaliar é preciso ter conhecimento do ofício, das dificuldades, dos mecanismos e de todo o contexto a ele inerentes.Acresce a tudo isto o facto de que cada vez mais se incorre na burocratização do sistema educativo. O professor expende actualmente mais tempo com papeis que nada tem a ver com educação, do que com os seus alunos e a preparação das aulas. Simplificar o sistema, pode ser a melhor forma de direccionar a energia do educador para os alunos e obter melhores resultados. Não é fazendo reuniões intermináveis, ou preenchendo papeis vãos que se conseguirá atingir melhores resultados. Reforçar a autoridade do professor e liberta-lo para a sua verdadeira vocação é a simples solução de uma educação de sucesso.
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2 comentários:

Secrets disse...

Na verdade eu concordo com a avaliação do professor, não da forma que será feita pois como você disse para avaliar tem que ter conhecimento do ofício. Avaliar sim, porque há muitos professores bons assim como há muitos que estão na função por comodismo e são estes que estão tomando lugar de tantos outros que poderiam ajudar a criar futuros cidadãos na nossa sociedade.
O mesmo acontece dentro das empresas, os funcionários são avaliados e muitas vezes por pessoas que não tem conhecimento do ofício, esta é uma realidade que tende a acontecer cada vez mais...

Unknown disse...

A realidade é que de alguma forma os professores já eram avaliados, fosse pela formação contínua que frequentam, fosse pelas avaliações dos projectos curriculares de turma. Mas supondo que uma avaliação nos moldes agora pretendidos é realmente necessária, eu não acredito que este seja o método adequado. Ora, ao colocar a avaliação do aluno como um parâmetro que define a qualidade do professor, está-se a viciar e provavelmente desvirtuar a realidade. Por outro lado, embora os Enc. de educação devam ser figuras pro-activas no contexto escolar, não é aceitável que o seu papel se venha a sobrepor ao principal agente educativo, o professor!Eu também acho que se deve promover uma avaliação para além da que hoje existe, mas eu apostaria em algo muito diferente.