1.11.07

A COISA

A matemática é uma "coisa", é uma praga que destrói vidas e afasta pessoas bem encaminhadas na vida escolar. Depois, dizem os pseudo entendidos – ai a matemática tem que ser leccionada de forma diferente...são necessárias diferentes abordagens – e eu pergunto, existe alguma forma agradável de comer malaguetas...mesmo doses pequenas são altamente nocivas. Não existem milagres, o que é mau será sempre mau, não importa a forma como tentamos dissimular os monstros, eles estão lá, mesmo que sejam parte do pó, mesmo que sejam quase invisíveis serão sempre monstros e incomodam muito, tal como os ácaros. Para se ter uma ideia, eu tenho instintos assassinos em aulas de matemática, uma vontade enorme de matar todos aqueles matemáticos já mortos, inventam hipóteses, criam teorias mirabolantes, "escrevem" livros a dizer como chegaram às suas verdades...e nós, alunos, é que temos de saber aplicar as suas teorias! Os matemáticos, aqueles que percebem de matemática sem saber como, são geralmente pessoas incapazes de transmitir seja o que for aos alunos, porque para esses aquilo é tão fácil que eles não percebem as dificuldades dos simples mortais. O que eu estou para aqui a a dizer...resumidamente, na relação aluno/professor de matemática, o interveniente que não percebe nada em primeira instancia é o professor, porque não consegue vislumbrar aquelas pequenas e singelas duvidas que tornam a matemática uma disciplina tão difícil de compreender.
__________________________________________________________

2 comentários:

Anónimo disse...

A dificuldade em aprender matemática segundo uma psicopedagoga pode derivar de vários distúrbios sendo eles: Discalculia, Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Disartria, TDAH, dentro de cada uma delas ainda poderá haver outras categorias…Alguns estudiosos dizem que esta dificuldade se dá devido a complexidade que as pessoas fazem dela, enquanto que a matemática é uma coisa simples e linear. Na minha opinião a dificuldade da aprendizagem pode ter várias causas incluindo principalmente a pedagogia utilizada como forma de ensino uma vez que as qualidades de um matemático são opostas a de um pedagogo/educador. Da mesma forma que nós temos dificuldade com a matemática os matemáticos podem ter dificuldades em se desenrascar com coisas consideradas triviais para os mais comuns dos mortais, então mais vale ter dificuldade em aprender matemática que não é estranho a ninguém do que ter dificuldades com trivialidades.

Unknown disse...

Fico surpreendido com os teus conhecimentos na área, na verdade desconhecia essa panóplia de patologias...é sempre bom saber! ;)