13.4.08

?Ciência Mediática?

Será que a ciência ainda é, apenas, a procura das verdades ou é algo mais do que isso. Hoje em dia, onde tudo é um negócio, a ciência também está subjugada às leis capitalistas...Todos os dias somos "bombardeados" com uma série de pseudo descobertas científicas. Mas a realidade é bem diferente daquilo que nos querem fazer querer, a maioria das vezes essas noticias constituem extrapolações feitas sobre alguns estudos científicos, que mais não são do que indicadores e pouco têm a ver com verdades tácitas. Alturas houve em que se dizia que as vitaminas eram essenciais, todos tomavam vitaminas, as vitaminas eram o remédio santo...mas afinal....quem percebe do assunto já diz que não convém exagerar, e que as vitaminas não são o que se pensava. Entretanto, muitas empresas beneficiaram da venda desmedida de vitaminas. Agora vivemos na era dos antioxidantes. Actualmente, todos os produtos que possuem antioxidantes estão bem publicitados e são um sucesso de vendas. Quem não ouviu ainda falar no Compal frutos vermelhos (com Flavenoides, fortes antioxidantes). A verdade é que em princípio os antioxidantes até fazem bem, mas os últimos estudos são até algo contraditórios. Uma outra parte dos estudos feitos atestam que os benefícios dos antioxidantes são muito pequenos, ou seja, ainda existem muitas dúvidas em torno deste assunto, no entanto, no meio comercial é como se fosse já uma certeza.O que convém mesmo, enquanto consumidor, é não ir muito em modas. Manter uma alimentação equilibrada e evitar aqueles alimentos que já se sabe que são nefastos. Essas notícias que surgem nas revistas, ao lado da coluna "Para a Dona de Casa-Como tirar nódoas de...", são geralmente apenas resultados de um estudo, e para que se possam fazer inferências sobre matérias tão complexas como estas são necessários vários estudos. Aqui é que se sente a força do mercado capitalista e consumista, pois mal existe um estudo, surge um produto milagroso, bem ao estilo actimel e a sua bolha de protecção. Comam fruta e vegetais, é o melhor que se pode dizer actualmente...
__________________________________________________________
P.S-Em breve um bom texto sobre os antioxidantes e afins...

3 comentários:

Secrets disse...

Apesar da literatura médica estar repleta de citações que até atestam os benefícios dos antioxidantes encontrados numa alimentação rica em frutas e vegetais, os cientistas passaram a estudar os benefícios isolados e começaram a produzir tais antioxidantes em cápsulas e comprimidos, além de suplementos vitamínicos… com isso dificultou o trabalho dos médicos pois é notável durante as consultas uma enorme predisposição dos pacientes em usar estes medicamentos.

No que se refere ao antioxidante, em 2005 foi publicado na revista Annals of Internal Medicine um estudo onde concluíram que doses iguais ou superiores a 400UI de vitamina E poderia aumentar a taxa de mortalidade, em Fevereiro de 2007 a revista American Medical Association fez um resumo de vários estudos que só veio a confirmar que os tratamentos com antioxidantes podem aumentar a taxa de mortalidade.

Foi o tempo em que se dizia: Se não fizer bem, também não faz mal! ;)

Por isso reforço, comam frutas, vegetais, substituam o Compal frutos vermelhos por chás pois contém Flavenoides e façam uso do azeite que também combate os radicais livres :)

Unknown disse...

Como já alguém disse..."Nada é veneno tudo é veneno, só depende da quantidade".

;)

Secrets disse...

Frase dita pelo PARACELSUS, nome vulgar do suíço Filipe Aurélio Teofrasto Bombastus von Hohenheim (médico e alquimista (1493-1541))

Aí está o problema, as pessoas querem ver os benefícios tão rapidamente que exageram na dose e depois acabam por exibir a jovialidade na eternidade :)